Área
do conhecimento:
Ø Linguagem
oral e escrita;
Ø Matemática.
Conteúdos:
o
Leitura de diferentes textos;
o
Contagem e agrupamento;
o
Contagem;
o
Função social do número;
o
Identificação e escrita dos símbolos
numéricos;
Objetivos:
·
Estabelecer correspondência entre o número
apresentado pela professora e objetos disponibilizados pela mesma;
·
Realizar contagens;
·
Ouvir e apreciar histórias referentes aos
números;
Sugestão de atividades
Em um primeiro momento chamar uma criança de cada vez e a mesma
escreverá o seu nome no quadro e em seguida irá contar as letras e fazer a
tentativa de escrever o numeral ao lado.
Contar a história “Dez patinhos” escrita por Graça
Lima, cada página do livro apresenta uma quantidade de patinhos e o numeral, escrever no quadro de forma decrescente.
Disponibilizarei nas mesas diversas tampas de garrafa e com um sorteio
irei apresentar um número (1 a 10) e as crianças irão separar em grupos
a quantidade de tampinhas do número sorteado.
Contar para as crianças a
história “Dez sacizinhos” de Tatiana Belink, na mesma forma escrevendo os
números de maneira decrescente no quadro, e disponibilizar o livro
para as crianças observarem e elas mesmas fazerem as contagens no livro dos
personagens
Realizar a contagem da turma, quantas crianças estão
presente na sala e em seguida cada criança irá realizar a tentativa de escrita do numeral
As crianças através de desenhos irão representar a sala, a quantidade de
crianças e o numeral
Com uma touca do saci
vamos brincar no pátio externo, relembrando a história contada e fazendo grupos
com o numeral que irei apresentar.
Contar a história “Camilão, o comilão” escrito por Ana Maria Machado e ao passar da
história as crianças irão ilustrando em uma folha os alimentos que irei
descrevendo e fazendo a tentativa de traçar o numeral contado na história.
Bingo numérico distribuir para as crianças fichas com números
diversos e canetas hidrográficas descrever a brincadeira do BINGO,
o nome do número “cantado” irei escrever no quadro e a criança irá identificar
se em sua cartela possui aquele número, se sim, marcar com um “X” e assim por
diante até todos os números (1 a 10) forem sorteados.
Apresentar para as crianças a parlenda “1,2 feijão
com arroz” e iremos repetir a
parlenda brincando de marchar com a
música e representar a parlenda através de um cartaz.
Ainda com as parlendas apresentar a "Galinha do vizinho" representar a quantidade de ovos através de tampinhas.