Planejamento - Numerais


Área do conhecimento:
Ø  Linguagem oral e escrita;
Ø  Matemática.
Conteúdos:
o   Leitura de diferentes textos;
o   Contagem e agrupamento;
o   Contagem;
o   Função social do número;
o   Identificação e escrita dos símbolos numéricos;

Objetivos:
   ·         Estabelecer correspondência entre o número apresentado pela professora e objetos disponibilizados pela mesma;
   ·         Realizar contagens;
   ·         Ouvir e apreciar histórias referentes aos números;




Sugestão de atividades 


Em um primeiro momento chamar uma criança de cada vez e a mesma escreverá o seu nome no quadro e em seguida irá contar as letras e fazer a tentativa de escrever o numeral ao lado. 
Contar a história “Dez patinhos” escrita por Graça Lima, cada página do livro apresenta uma quantidade de patinhos e o numeral, escrever no quadro de forma decrescente. 

Disponibilizarei nas mesas diversas tampas de garrafa e com um sorteio irei apresentar um número (1 a 10) e as crianças irão separar em grupos a quantidade de tampinhas do número sorteado.






Contar para as crianças a história “Dez sacizinhos” de Tatiana Belink, na mesma forma escrevendo os números de maneira decrescente no quadro, e disponibilizar o livro para as crianças observarem e elas mesmas fazerem as contagens no livro dos personagens
Realizar a contagem da turma, quantas crianças estão presente na sala e em seguida cada criança irá realizar a tentativa de escrita do numeral 


As crianças através de desenhos irão representar a sala, a quantidade de crianças e o numeral
Com uma touca do saci vamos brincar no pátio externo, relembrando a história contada e fazendo grupos com o numeral que irei apresentar.  

Contar a  história “Camilão, o comilão” escrito por Ana Maria Machado e ao passar da história as crianças irão ilustrando em uma folha os alimentos que irei descrevendo e fazendo a tentativa de traçar o numeral contado na história.






Bingo numérico  distribuir para as crianças fichas com números diversos e canetas hidrográficas descrever a brincadeira do BINGO, o nome do número “cantado” irei escrever no quadro e a criança irá identificar se em sua cartela possui aquele número, se sim, marcar com um “X” e assim por diante até todos os números (1 a 10) forem sorteados.



Apresentar para as crianças  a parlenda “1,2 feijão com arroz” e  iremos repetir a parlenda  brincando de marchar com a música e representar a parlenda através de um cartaz. 



Ainda com as parlendas apresentar a "Galinha do vizinho" representar a quantidade de ovos através de tampinhas.