Planejamento - Órgãos do Sentido



Área do conhecimento: Linguagem Oral e escrita; Arte; Natureza e sociedade.
Conteúdos: 
 o   Oralidade;
 o   Leitura de diferentes textos;
 o   Desenho.
 o   Homem: conhecimento do próprio corpo, nomeação das partes do corpo
       
          Objetivos:

·         Conhecer e identificar o órgão responsável pelo tato
·         Perceber e distinguir texturas utilizando apenas as mãos, exercitando o tato.
·         Compreender a função do tato.
·         Estimular a criança a desenvolver e reconhecer a função de suas percepções

Desenvolvimento
            Em um primeiro momentos sentados na colcha roda de conversa, farei um questionamentos sobre os órgãos dos sentidos que já vimos e qual sua importância para nossa vida, irei ressaltar sobre a função do TATO solicitarei para as crianças que fechem os olhos para que eu possa trazer para a sala uma surpresa, a surpresa é uma caixa denominada "Caixa das Sensações", onde farei mistério para as crianças contando que dentro daquela caixa tem um objeto muito especial, como objetos de varias texturas (algodão, lixa, saco com gelos, esponja de aço, bolinhas, massa de modelar, etc.)  após todos observarem a caixa irão fazer a tentativa de descobrir quais os objetos estão dentro utilizando o tato.
Em um segundo momento as crianças farão a tentativa de Explicar a textura das coisas, se é liso, é áspero, peludo, macio, quente, frio, gelado e se podem provocar algum desconforto como os machucados. Em seguida irei ler para as crianças informações sobre o tato através do livro “ os cinco sentidos” e utilizando uma cartolina cada criança fará a tentativa de fazer o contorno de sua mão.  
            No terceiro  momento, nos direcionaremos ao parque e utilizando as mãos iremos tocar e sentir todas as coisas que lá existem, sentir a grama, a terra, areia etc, e em seguida irão brincar livremente.
Preparação para o jantar e higiene.
Momento de histórias e a saída.
  
Recursos: caixa de sensações, livro – Os cinco sentidos – Criança Curiosa.
Avaliação: A avaliação é contínua a partir da participação da criança e desempenho da atividade proposta, observar se as crianças identificam os órgãos dos sentidos enfatizando o tato.




Área do conhecimento: Linguagem Oral e escrita; Arte;Natureza e sociedade.
Conteúdos:
 o   Oralidade;
 o   Leitura de diferentes textos; 
 o    Homem: conhecimento do próprio corpo, nomeação das partes do corpo
          
        Objetivos:
·         Reconhecer e identificar as partes existentes no rosto;
·         Conhecer e identificar o órgão responsável pelo olfato;
·         Conhecer e se familiarizar com odores novos, deste modo apurando o olfato;
·         Compreender a função do olfato.

         Desenvolvimento
            Em um primeiro momentos levarei para a sala um caixa onde estará vários potes iguais mais com alimentos diferentes ( temperos, frutas, etc.) e chamarei um de cada vez e com os olhos vendados, terão que descobrir o que está dentro dos potes apenas com o olfato. Após todos sentirem os cheiros irei apresentar cada potinho para descobrirem se acertaram, após a atividade, faremos uma roda de conversa para as crianças exporem seus conhecimentos sobre o órgão utilizado para o olfato. Apresentarei para as crianças o DVD -  corpo humano – para aprendermos e observamos cientificamente sobre o mesmo. Após o vídeo, montaremos um cartaz para colarmos a foto do nariz de cada criança, e assim expor na escola para tentarem adivinhar de quem é o nariz. Irei contar a história do Pinóquio
            No segundo momento, nos direcionaremos ao parque e com a colcha roda de conversa iremos observar o livro “Os Cinco Sentidos” – Criança Curiosa, e em seguida com os brinquedos dispostos no colchonete irão brincar livremente.
Preparação para o jantar e higiene.
Momento de histórias e a saída.
  
Recursos: DVD – Os Cinco Sentidos I- livro – Os cinco sentidos – Criança Curiosa e Pinóquio.
Avaliação: A avaliação é contínua a partir da participação da criança e desempenho da atividade proposta, observar se as crianças identificam os órgãos dos sentidos enfatizando o olfato.







Área do conhecimento: Linguagem Oral e escrita; Arte; Natureza e sociedade.
Conteúdos:
 o   Oralidade;
 o   Leitura de diferentes textos;
 o   Desenho.
 o   Homem: conhecimento do próprio corpo, nomeação das partes do corpo.
        
            Objetivos:

·         Conhecer e identificar o órgão responsável pelo paladar;
·         Perceber e identificar os diferentes sabores que existem;
·         Compreender a função do paladar e da língua;
·         Estimular a criança a desenvolver e reconhecer a função de suas percepções.

Desenvolvimento
            Em um primeiro momentos sentados na colcha roda de conversa, farei um questionamento sobre os órgãos dos sentidos que já vimos e qual sua importância para nossa vida, irei ressaltar desta vez sobre a função da nossa boca e qual o sentido que ela desperta, contarei para as crianças a história “Maria que Ria” escrito e ilustrado por Rosinha,  incentivando as crianças que na frase “ Maria ria” as crianças terão que rir como a menina da história, e perguntando o que ela está utilizando para dar risadas.
No segundo momento iremos listar quais outras funções que nossa boca nos proporciona, falando do sentido do Paladar. Iremos descobrir o que mais temos em nossa boca (língua, dentes, gengivas) e através de um texto informativo e com o DVD – O corpo Humano iremos conhecer um pouco mais sobre a função de cada um. Iremos enfatizar sobre a língua explicando que é ela quem nos ajuda a sentir o sabor dos alimentos, assim irei mostrar figuras de alimentos e as crianças irão dizer o gosto que eles tem, se são azedos, doces, salgados, amargos etc.
Em um terceiro momento disponibilizarei em sala, postes com alimentos variados, vendarei os olhos de cada criança e tentarão descobrir pelo paladar os alimentos que estão levando a boca e se são salgados, doces, amargos etc. Utilizando o caderno de desenhos irão reproduzir a boca e órgãos e características essenciais da mesma.
Preparação para o jantar e higiene.
Momento de histórias e a saída.
  
Recursos: livro – Maria que Ria de Rosinha.  
Avaliação: A avaliação é contínua a partir da participação da criança e desempenho da atividade proposta, observar se as crianças identificam os órgãos dos sentidos enfatizando o paladar.



Plano de quinta-feira 06/04
Área do conhecimento: Linguagem Oral e escrita; Arte; Natureza e sociedade.
Conteúdos:
 o   Oralidade;
 o   Leitura de diferentes textos;
 o   Desenho.
 o   Homem: conhecimento do próprio corpo, nomeação das partes do corpo

                Objetivos:

·         Conhecer e identificar o órgão responsável pelo tato
·         Perceber e distinguir texturas utilizando apenas as mãos, exercitando o tato.
·         Compreender a função do tato.
·         Estimular a criança a desenvolver e reconhecer a função de suas percepções

Desenvolvimento
            Em um primeiro momento, sentados na colcha roda de conversa iremos relembrar todos os sentidos que já vimos e pra que cada um serve, em seguida em grupos iremos colorir os órgãos do sentido para a confecção de um cartaz e com eles iremos listar a função de cada um.   
No segundo momento mos listar quais outras funções que nossa boca nos proporciona, falando do sentido do Paladar. Iremos descobrir o que mais temos em nossa boca (língua, dentes, gengivas) e através de um texto informativo e com o DVD – O corpo Humano iremos conhecer um pouco mais sobre a função de cada um. Iremos enfatizar sobre a língua explicando que é ela quem nos ajuda a sentir o sabor dos alimentos, assim irei mostrar figuras de alimentos e as crianças irão dizer o gosto que eles tem, se são azedos, doces, salgados, amargos etc.
Em um terceiro momento disponibilizarei em sala, postes com alimentos variados, vendarei os olhos de cada criança e tentarão descobrir pelo paladar os alimentos que estão levando a boca e se são salgados, doces, amargos etc. Utilizando o caderno de desenhos irão reproduzir a boca e órgãos e características essenciais da mesma.
Preparação para o jantar e higiene.
Momento de histórias e a saída.
  
Recursos: livro – Maria que Ria de Rosinha. 
Avaliação: A avaliação é contínua a partir da participação da criança e desempenho da atividade proposta, observar se as crianças identificam os órgãos dos sentidos enfatizando o paladar.