Trabalhando com Arte na Educação Infantil

   Ao passar do semestre trabalhei com as crianças os artistas plásticos Cândido Portinari e Ivan Cruz e apresentei os mesmos através de fotos e informações e livros como "Encontro com Portinari" , Flolclorices de brincar" , "Mestres das Artes no Brasil Cândido Portinari"




            O trabalho com Artes Plásticas na Educação Infantil amplia o repertório de imagens das crianças, estimulando a capacidade destas de realizar a apreciação artística e de leitura dos diversos tipos de artes plásticas, como escultura, pintura, e outros. Para tal, o professor pode pesquisar e trazer, para a sala de aula, diversas técnicas e materiais, a fim de que as crianças possam experimentá-los, interagindo com eles, a seu modo, e produzindo as suas próprias obras, expressando-se por meio das artes. Assim, as crianças aumentarão suas possibilidades de comunicação e compreensão acerca das Artes Plásticas.
                As crianças também devem conhecer obras e histórias de artistas (dos mais diversos estilos, países e momentos históricos), apreciando-as e emitindo suas ideias sobre estas produções, estimulando o senso estético e crítico. 

fonte:https://www.cpt.com.br/cursos-educacao-infantil/artigos/artes-plasticas-na-educacao-infantil-atividades-abertas-x-atividades-dirigidas


Dentre as tantas obras desses artistas algumas delas são representando brincadeiras, que os mesmos realizavam quando crianças e através delas trabalhamos com os resgates das brincadeiras como pião, amarelinha, cama de gato entre outras que vou deixar para vocês como ideias para realizar em sala de aula. 

 Pião

 MENINO COM PIÃO - 1947




 Pintamos uma cartolina representando a cadeira da tela e assim as crianças se posicionaram tal como o menino segurando o brinquedo( a prof também participou kkkkk ) 


 Gato
 Denise com Gato - 1960


Com as crianças confeccionamos um cartas com formas geométricas utilizando papel laminado e com um gatinho de pelúcia trazido por eles representaram a belíssima obra de Cândido Portinari
Trabalhamos além da tela a cantiga "Atirei o pau no gato"  e contamos algumas historias. tem um post sobre essa aula. Veja mais 
Apresentei para as crianças a brincadeira que leva o nome desse animalzinho "CAMA DE GATO" em que nossos pais e avós brincavam. a brincadeira consiste em realizar movimentos com as mãos para ter uma série de formas com um barbante. tem um poste sobre essa brincadeira Veja mais




Peteca

Jogando Peteca


Nesta atividade foram envolvidos os pais para realizar a brincadeira com as crianças. 
Escolhi uma das paredes da escola para representar um dos elementos mais marcantes das telas de Ivan Cruz, as casas coloridas, as crianças ajudaram neste post tem alguns detalhes, veja mais.
Também trabalhando o resgate desse brinquedo e brincadeira conhecendo suas origens. Veja mais. 


Ciranda Cirandinha/ Brincadeira de roda

Roda infantil- 1932

Brincando de roda

Com as crianças brincamos de roda em frente a parede e registramos com foto (e a prof também kkkk) 



Pulando carniça



Trabalhei com as crianças essas duas telas para realizarmos os movimentos de plantar bananeira, virar cambalhota e pular sobre o amigo para realizar a brincadeira. Com elas pintamos o cartar representando a obra e brincaram de por o rosto na mesma. 


Espero que tenham gostado !!!!