Plano de aula - Moradias


Área do conhecimento: Linguagem Oral e escrita; Arte; Natureza e sociedade.

Conteúdos:
  o   Oralidade;
  o   Leitura de diferentes textos;
  o   Desenvolvimento da linguagem gráfica;
  o   Desenho.
  o   Identificação e reconhecimento dos espaços que vive- bairro e moradia.



           Objetivos:

·         Compreender a importância da moradia;
·         Conhecer os cômodos de uma casa;
·         Diferenciar diferentes tipos de moradia;
·         Construir e modelar objetos e partes de sua própria casa
          Explorar grupos humanos e suas casas;
·         Conhecer vários tipos de moradia;
·         Identificar características e estruturas dos tipos de moradias.
  Conhecer materiais e diferenças entre moradias;
·         Conhecer a história das casas e moradias através do tempo;
·         Desenvolver a oralidade;
·         Construir uma casa utilizando materiais disponibilizados pela professora.
·     
Sugestões de atividades:

            Contar a história “ cada um mora onde pode” escrita por Ziraldo em seguida fazer perguntas sobre casas e moradias, como, onde as pessoas moram, como são as casas etc. 

(link para baixar a história)

Ouvir e apreciar a musica “ A casa” de Vinicius de Moraes, canta-la e  observar os detalhes da casa contada na música. 


Questionar às crianças sobre o que tem dentro das casas, seus cômodos e qual a função de cada um. Todos irão contar sobre sua própria casa, em seguida disponibilizarei massa de modelar para que as crianças façam  a tentativa de reproduzir objetos e cômodos de suas casas.
Utilizando desenhos, reproduzir suas casas ou as que mais lhes chamem a atenção.

   
Contar a história “os três porquinhos”. 






Após a história questionar sobre as casas descritas na história, perguntar de que material as casas são feitas. Em seguida vamos conhecer quem são as pessoas que constrói casas quem são esses profissionais. 
Disponibilizar uma conversa e entrevista com engenheiros, pedreiros e demais funcionários. 
Para a conversa o professor pode ser o escriba para os alunos, transcrevendo perguntas e curiosidades para o profissional para que possam responder durante a palestra. 


Através de textos e imagens conversar sobre as moradias de antigamente como as pessoas moravam e contar um pouco sobre os  homens das cavernas
Contar a história “ A casa que Pedro fez” e utilizando formas geométricas e palitos realizar a montagem e escultura de uma casa 










conhecer através de vídeos e imagens diferentes tipos de moradias como: Oca, Iglu, Cabana, prédio etc. 







Contar a história "João e Maria" e construir a casa da história com papelão e recorte de figuras. 









 Avaliação: Será no decorrer das atividades propostas com observações e anotações.