Família: Nome e sobrenome
Área do conhecimento:
- Linguagem Oral e escrita; Arte;
Natureza e sociedade.
Conteúdos:
o
Oralidade;
o
Leitura de diferentes textos;
o
Desenho.
i o Identidade : nome e sobrenome
Objetivos:
· -Conhecer e identificar nomes e sobrenomes de
sua própria família;
· -Desenvolver a oralidade no momento das
brincadeiras;
· -Estimular
a percepção e atenção ao ouvir musicas, sabendo identificar palavras
relacionando-as com figuras.
Desenvolvimento
Em um
primeiro momento, contarei a história “Guilherme
Augusto Araújo Fernandes” escrito por Mem Foz. O livro fala sobre varias
pessoas e conta seus nomes e sobrenomes.
Após a história farei perguntas sobre
o nome inteiro das crianças e explicando que nossos sobrenomes veem de nossa
família, passado de geração em geração. Em seguida as crianças contaram o seu
nome as que não souberem iremos conta-las e assim escrever os sobrenomes que
aparecerem na sala no quadro e utilizando a árvore genealógica iremos escrever
o nome de todas as famílias.
Em um segundo momento, assistir ao vídeo “gente tem
sobrenome” de Toquinho vamos observar os nomes e objetos que aparecem na
musica. Utilizando fichas com diversos objetos as crianças irão identificar as
que ouviram e colaremos no quadro nomeando-as
Eem um terceiro momento, contarei a história “ João Bobo”
escrita por Ana Maria Machado que conta a história de um menino que tinha um
apelido, após a história irei perguntar se as crianças tem apelidos, se as
famílias os chamam de algum nome carinhoso, em seguida iremos brincar de dar
apelidos e nomes diferentes uns aos outros na sala. Após a brincadeira faremos
um desenho para ilustrarmos a história que ouvimos.
Recursos: livro
““Guilherme Augusto Araújo Fernandes” de Mem Foz; “ João Bobo” escrita por Ana
Maria Machado, notebook.
Avaliação: A avaliação é contínua a partir da
participação da criança e desempenho da atividade proposta.
https://www.youtube.com/watch?v=16Fc2irUHK8 - Gente tem sobrenome de Toquinho.