Conteúdos:
o
Leitura
de diferentes textos;
o
Escrita;
o
Identidade
Pessoal.
o
Representação
Gráfica;
o
Elaboração
de produções artísticas;
o
Desenho;
o
Oralidade;
o
Ideia
de Grandezas e Medidas;
Objetivos:
Compreender que o nome é uma propriedade e tem histórias;
Identificar letras do alfabeto e a inicial do próprio nome;
Fazer a tentativa de reproduzir letras do nome.
· Conhecer
sobre os documentos de identidade e como é utilizada e realizar um documento
com seus desenhos e digitais;
· Fazer
a tentativa de modelar as letras do próprio nome;
· Ouvir
e apreciar histórias contadas pela professora.
Desenvolvimento.
Sugestão de história para roda de conversa.
Após a história perguntar às crianças sobre o nome de cada um enfatizando que
cada coisa tem seu nome, deste modo nomear os objetos e demais coisas da
sala, em seguida, perguntar se eles também possuem
um nome.
Entregar um balão para cada um contendo um pedaço de papel com as letras do alfabeto
Com uma musica deixar que se divirtam com o balão, dancem, joguem para
cima, como desejarem, quando pausar a musica, uma criança de cada vez irá
estourar seu balão e identificar a letra que estava dentro da bexiga e deste
modo tentar identificar o nome de algum colega da sala
Apresentar um documento de Identidade (RG)
mostrando que cada pessoa necessita de um documento como esse para ser
registrado e ter alguns direitos, contar como é feito e o que deve ter em
cada documento como foto, assinatura do nome e carimbo das digitais depois irei
entregar um documento em branco onde irão carimbar as digitais e assinar o seu
nome e com um desenho tentar representa-los como uma foto.
História para trabalhar diferenças físicas
Dinâmica da caixa com espelho.
Instigar as crianças que dentro da caixa colorida existe uma coisa
importante, que tem um nome e varias características uma de cada vez
ira abrir a caixa e falar as características do que esta vendo mas será um
segredo para os colegas o que tem dentro.