Objetivos:
· * Identificar a escrita do seu próprio nome;
· *Reconhecer e identificar as letras que
compões o seu nome.
· *Fazer o uso de diferentes palavras para
comunicar seus pensamentos;
· *Fazer tentativas de traçar o seu próprio nome
com ou sem recursos.
· *Conhecer e reconhecer seu sobrenome;
· *Identificar fazendo comparações quando a
escrita é apenas do nome ou do sobrenome;
· *Fazer tentativas de traçar seu sobrenome.
· * Fazer a tentativa de traças outros nomes como
o dos colegas;
· *Identificar sua letra e de outras
pessoas em poemas e músicas e em meio de
palavras e textos apresentadas pela professora.
Desenvolvimento:
pode se trabalhar com as crianças através do crachá ou os nomes colados à mesa, para que sempre tenham o contato visual com o nome. observando as letras de todos da mesa.
também o crachá é um recurso extremamente útil ou até mesmo as fichas com os nomes para que sejam colocados em um lugar de fácil acesso para os pequenos sempre que sentiram a necessidade de user poder ele mesmo pegar.
- Cantar musicas que nas suas estrofes podemos colocar o nome de cada criança como : A canoa virou, Quem pegou pão na casa do João, entre outras e realizar algumas atividades no caderno ou em cartaz para registrar a escrita do nome ou a tentativa.
utilizar técnicas como a "raspagem" que consiste em pintar uma folha com o giz de cera e em seguida cobrir com tinta guache preta, depois de seca utilizar materiais pontiagudos como tampa de caneta, clipes ou até palitos de churrasco para raspar a tinta onde a parte colorida de baixo irá aparecer.
a caixa de areia, onde a criança irá observar com atenção a letra de seu nome e com o dedinho desenhar na areia.
O alfabeto móvel, livro varal.
A musica pode ser um grande aliado nesse aprendizado.
https://www.youtube.com/results?search_query=gente+tem+sobrenome - Gente tem sobre nome de Toquinho.