29 de set de 2017

Alimentação!

Alimentação Saudável !


Como é importante trabalhar a alimentação já na educação infantil, já que é nesta idade que ocorrem as "brigas" para uma alimentação saudável. como na escola o contato com uma alimentação saudável é maior deve partir o conhecimento da mesma a partir da sala de aula. aqui estão algumas dicas para aulas sobre alimentação. 

Objetivos:
- promover uma alimentação saudável.
-conhecer benefícios dos alimentos para nossa saúde;
-conhecer a origem dos alimentos, como e de onde são produzidos;

Turma: de 4 a 5 anos. 

Metodologia:

-Para dar inicio a aula, podemos partir de uma introdução com a roda de conversa, perguntando as crianças sobre o que comem em casa, o que gostam de comer, o que a mamãe e os familiares compram no mercado, o que comem na hora do almoço, jantar, café da manhã etc. 
apresentar figuras de alimentos para que as crianças observem os que já conhecem e os que são novidades. promover momentos em que as crianças tenham contato com esses alimentos fazendo um passeio pela cozinha, trazendo para sala alimentos diversos para manusearem e conhecerem de perto suas características.  

Contar histórias que se referem aos alimentos- aqui vai algumas dicas:




São histórias divertidas, que podem ser contadas utilizando os alimentos que aparecem nas histórias.


para as atividades de registros, pode ser realizado um "Semáforo dos alimentos" relacionando com o que vimos na rua, onde a cor verde é que podemos comer sempre, amarelo com moderação e o vermelho demos parar de comer:


Encontrei essa atividade realizada com imagens de alimentos impressos. 

 optei por realiza-lá com os rótulos dos alimentos, que as crianças encontraram em suas casas. 




Para trabalhar a origem dos alimentos, para a curiosidade das crianças quanto como os alimentos são produzidos, podemos apresentar pequenos videos:












Apresentar os alimentos de origem animal, vegetal e mineral:


Pode ser realizado cartazes para fazer a separação dos mesmos, utilizando recortes de  revistas e até folhetos de supermercados. 



A pirâmide alimentar:
explicando cada alimento que contém nela e sua importância para o bem estar do nosso corpo

Para a socialização e para encerrar o tema, podemos promover o feito de um sanduíche natural, uma salada com verduras e legumes ou uma salada de frutas num piquenique.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário