Trabalhando com o nossos nomes !!!


Olá profs, começo de ano na educação infantil é muito interessante, tem muito choro, muita ansiedade, muito nervosismo, tem de tudo um pouco. Mas vamos falar um pouco sobre nossos maiores quando o ano começa ficam ansiosos para aprender e querem conhecer as letras, escrever o próprio nome e o dos colegas, querem escrever o nome dos familiares resumindo é muita ansiedade para aprender. Aqui vai algumas dicas:

Objetivos:
·        * Identificar a escrita do seu próprio nome;
·         *Reconhecer e identificar as letras que compões o seu nome.
·         *Fazer o uso de diferentes palavras para comunicar seus pensamentos;
·         *Fazer tentativas de traçar o seu próprio nome com ou sem recursos.
·         *Conhecer e reconhecer seu sobrenome;
·         *Identificar fazendo comparações quando a escrita é apenas do nome ou do sobrenome;
·         *Fazer tentativas de traçar seu sobrenome.
·        * Fazer a tentativa de traças outros nomes como o dos colegas;
·        *Identificar sua letra e de outras pessoas  em poemas e músicas e em meio de palavras e textos apresentadas pela professora.
  
Desenvolvimento:
pode se trabalhar com as crianças através do crachá ou os nomes colados à mesa, para que sempre tenham o contato visual com o nome. observando as letras de todos da mesa. 
também o crachá é um recurso extremamente útil ou até mesmo as fichas com os nomes para que sejam colocados em um lugar de fácil acesso para os pequenos sempre que sentiram a necessidade de user poder ele mesmo pegar. 





- Cantar musicas que nas suas estrofes podemos colocar o nome de cada criança como : A canoa virou, Quem pegou pão na casa do João, entre outras e realizar algumas atividades no caderno ou em cartaz para registrar a escrita do nome ou a tentativa. 


utilizar técnicas como a "raspagem" que consiste em pintar uma folha com o giz de cera e em seguida cobrir com tinta guache preta, depois de seca utilizar materiais pontiagudos como tampa de caneta, clipes ou até palitos de churrasco para raspar a tinta onde a parte colorida de baixo irá aparecer. 


a caixa de areia, onde a criança irá observar com atenção a letra de seu nome e com o dedinho desenhar na areia. 


O alfabeto móvel, livro varal. 




A musica pode ser um grande aliado nesse aprendizado.